• Daniel A. Mello

Osteoporose e seus tratamentos

Atualizado: 7 de Jul de 2020

Hoje vou falar um pouco sobre os tratamentos da Osteoporose. Poucos sabem, mas a melhor maneira de “tratarmos” a Osteoporose seria evitá-la. Pois é, a melhor opção que temos seria impedir, ou pelo menos amenizar, a evolução da Osteoporose. Como dito anteriormente, todos teremos Osteoporose um dia. Isso quer dizer que a desmineralização óssea é um processo degenerativo, que tem a ver com a nossa idade.

Mas como podemos evitar essa degeneração? Poupando mais. Principalmente mulheres, que sofrem com a diminuição nas taxas do estrógeno na Menopausa, tem que se preocupar, e muito, com essa poupança. E ela ocorre no início da idade adulta, entre os 20 e 30 anos de idade. Sendo assim, pessoas que nessa fase fazem mais atividades físicas de impacto ou de força, como correr, pular, saltar e musculação, e que apresentam uma alimentação balanceada, rica em cálcio, são os maiores poupadores.

Se poupamos bastante durante essa fase, entramos na terceira idade com reserva. Essa reserva posterga a Osteoporose. Pessoas que pouparam pouco, e entram “devendo”, tem o diagnóstico de Osteoporose precoce. Isso acontece também com mulheres que tem menopausa precoce, devido a queda do estrógeno, e pessoas com doenças como hipotireoidismo, artrite reumatóide, pós cirurgia bariátrica, e outras.

Causas secundárias de osteoporose sempre devem ser investigadas. Há casos nos quais a correção de um problema, como a deficiência de vitamina D, cura a doença.

Tratamentos não medicamentosos

Em caso de Osteoporose diagnosticada, seja por exame de Densitometria Óssea, seja por uma fratura por fragilidade, o tratamento sem medicamentos sempre tem que ser iniciado. Dessa forma, atividade física, principalmente musculação, e alimentação balanceada, rica em cálcio e vitamina D, é primordial. Além disso, 15 minutos de sol diário, com a maior área possível de exposição de pele, também é recomendado. Alguns medicamentos devem ser interrompidos, principalmente os corticóides.

Tratamentos medicamentosos

Atualmente existem diversos tipos de medicamentos para o tratamento da Osteoporose, sendo que cada classe de medicamentos tem um mecanismo de ação em particular. A escolha do medicamento é baseada em alguns fatores como idade do paciente, severidade da doença, presença de fatores de risco como fraturas prévias, antecedentes familiares e doenças de base.

A escolha desse tratamento deve ser feita por um especialista na área, com embasamento suficiente para decidir por qual droga utilizar. Além disso, existem alguma ferramentas na internet que auxiliam no cálculo do risco de fraturas, ajudando na escolha do medicamento.

Por essas e outras que uma avaliação meticulosa é essencial, e deve ser individualizada. Lembrando que a farmácia do estado disponibiliza alguns dos melhores medicamentos para esse tratamento.

Obrigado pela leitura, abraços.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo