• Daniel A. Mello

Artroscopia de quadril

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Um assunto muito comentado recentemente. A Artroscopia de quadril é uma cirurgia realizada através de uma câmera e instrumentais introduzidos na articulação do quadril. Essa cirurgia é muito difundida para o joelho, e está sendo realizada no quadril desde o início dos anos 2000.


Quando a artroscopia de quadril é utilizada?


Ela é utilizada principalmente para tratamento de uma patologia chamada Síndrome do Impacto Femoroacetabular. Nesses casos ocorre um impacto mecânico entre o fêmur e o acetábulo, gerando uma lesão  da cartilagem e do labrum.

Outras doenças como Ressalto, síndrome do Piriforme, tendinopatias, sinovites e até fraturas podem se beneficiar de uma cirurgia menos invasiva como essa. Por ser menos traumática, a reabilitação é menos dolorosa, permitindo um retorno precoce as atividades corriqueiras.


A artroscopia de quadril substitui uma prótese?


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a artroscopia de quadril não veio para substituir a artroplastia, ou a colocação de prótese. Ela até pode evitar que um paciente precise de uma substituição articular no futuro, mas somente nos casos de impacto que foram tratados com sucesso. A indicação de artroscopia para retardar a cirurgia de prótese é algo que tem que ser discutido individualmente.

Por isso que tenho lido muitos relatos de pacientes insatisfeitos com o resultados das artroscopias. Mas, na maioria dos casos, o resultado não correspondeu a expectativa por ter sido mal indicado, ou, mal orientado. Tem casos que médico e paciente acabam decidindo pela realização da cirurgia, mas cientes dos riscos. Casos de artrose, ou desgaste, já estabelecidos, podem ou não ser beneficiados com esse tipo de procedimento. Em alguns casos o desgaste pode até aumentar.

Por isso, vale lembrar a premissa que cada caso é um caso. Qualquer cirurgia só terá bons resultados se bem indicada e, principalmente, se o paciente estiver orientado sobre tudo. Uma avaliação com exame físico e exames de imagens são essenciais para decidir sobre o melhor procedimento. Na dúvida, consulte um especialista.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo