top of page
  • Foto do escritorDaniel A. Mello

Artrose do quadril e Artroplastia

Atualizado: 2 de jul. de 2020

Diagnóstico de artrose do quadril nem sempre é fácil para o paciente. Muitas pessoas tem medo de ter que ser submetido(a) a famosa Prótese de quadril, ou artroplastia. Gostaria de esclarecer algumas perguntas interessantes sobre esse diagnóstico.


Artrose do quadril sempre é cirúrgica?


Nem sempre. Na verdade, a artrose é uma inflamação de uma articulação, uma artrite, causada por um desgaste. Esse desgaste leva a um acúmulo de líquidos, popularmente conhecido como água. Como resultado, esse líquido leva a um desgaste da cartilagem, tecido responsável pelo bom funcionamento da articulação. Esse desgaste, caso progrida, pode gerar dores que afetam, e muito, a qualidade de vida. Nesse caso, sim, a cirurgia está indicada.

Talvez o ponto mais importante seja diagnosticar precocemente a artrose do quadril. Atualmente, existem muitas terapias alternativas que ajudam a postegar a evolução desse desgaste. Medicamentos, infiltrações, atividades que promovam ganho de massa muscular e mudanças nos hábitos de vida são algumas delas. Por isso é importante procurar um especialista em caso de dor ao colocar meias, ao entrar e sair do carro, ao sentar no vaso sanitário e ao andar muito.


Prótese dura para sempre?


Não. Atualmente existem diversos tipos diferentes de implantes, ou próteses, que tentam aumentar a durabilidade da cirurgia. Na realidade o implante perfeito seria aquele que, mesmo com o passar dos anos, não apresente desgaste. Porém, ele ainda não existe. As melhores séries de pacientes com próteses apresentam resultados ao redor de 90% de satisfação em pacientes com 20 anos de cirurgia. Contudo, na maioria das vezes, são próteses importadas nas quais pelo menos uma superfície de atrito seja de cerâmica.


Vou ter uma vida normal com uma prótese no quadril?


Vai ter uma vida normal sim. Afinal, a cirurgia de artroplastia tem como objetivo o retorno do paciente as atividades habituais. Entretanto, para evitar seu desgaste precoce, atividades relacionadas a impacto não estão autorizadas, como correr, jogar futebol, voley e etc. Por outro lado, atividades de baixo impacto como bicicleta, hidroginástica, natação, musculação e caminhadas são permitidas e recomendadas.

Na dúvida, antes de mais nada, procure um especialista. Novos tratamentos biológicos estão surgindo a cada dia, ajudando os pacientes com artrose do quadril a ter uma melhor qualidade de vida enquanto aguarda uma artroplastia. Outras cirurgias, como a artroscopia e as osteotomias também podem ajudar.

Ao mesmo tempo que a cada dia surgem novos tipos de próteses e técnicas, que também irão aumentar a durabilidade da cirurgia. Assim sendo, o importante é ter uma vida feliz e sem dor. Nos próximos posts falarei sobre os diferentes tipo de tratamento biológico e os diferentes tipos de próteses.


Dr. Daniel A. Mello – Ortopedia, Cirurgia do Quadril.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page