top of page
  • Foto do escritordanielmelloquadril

Tipos de prótese de quadril - 1ª parte, total ou parcial.

Começarei a falar um pouco sobre os diferentes tipos de próteses de quadril. Lembrando que a cirurgia de prótese de quadril é indicada para pacientes com artrose avançada dessa articulação, que apresentam dores incapacitantes, ou em alguns casos de fratura do colo femoral, ocasiões que colocam em risco a vitalidade da cabeça femoral.

Quando falamos em tipos de prótese, podemos falar diversos diferentes tipos de tópicos, entre eles se é uma prótese total ou parcial, ou se são prótese cimentadas ou sem cimento, cerâmica ou metal, tradicional ou de recapeamento, entre outros.

Nesse primeiro post vou explicar a diferença entre Artroplastias Totais e as Parciais.

Na total, como o próprio nome diz, é feito a substituição tanto da parte femoral da articulação, como da parte acetabular. Ela é indicada para casos de artrose, por exemplo, pois há o acometimento das duas cartilagens, a da cabeça femoral e a da parte interna do acetábulo. Como as duas estão doentes, não fez sentido deixarmos alguma dela, pois provocaria dores do mesmo jeito.

Já na parcial, apenas a parte que corresponde a cabeça femoral é trocada, sendo colocada uma cabeça metálica de diâmetro aumentado, que caiba perfeitamente dentro da cavidade acetabular, mantendo a cartilagem acetabular intacta. Esse tipo de prótese só é indicada em casos de fraturas do colo femoral, visto que a parte acetabular permanece intacta. Devido ao atrito entre o metal e a cartilagem, é um tipo de prótese que apresenta, em geral, uma baixa longevidade, sendo indicada somente para pacientes mais idosos, com baixa expectativa de vida, apresentando, nos artigos científicos mais atuais, um resultado funcional pior que a total.

No próximo tópico explicarei os diferentes tipos de fixação das próteses. Até lá.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page